Atletas Curitibanos de Destaque

Clique nas imagens e confira as principais conquistas dos atletas curitibanos de destaque!

 

Adir Luiz Romeo

Ciclismo

Adir Luiz Romeo nasceu em 15 de maio de 1960 e marcou a história do ciclismo nacional. É um treinador de ciclismo e professor de educação física, com formação pela PUC-PR e especialização em Treinamento Desportivo pela UFPR. Com mais de 30 anos de carreira, atuou como técnico em competições como a Olimpíada Rio 2016 e a Copa do Mundo de Melbourne.

 
 

Ágatha Bednarczuk

Vôlei

Ágatha Bednarczuk, nascida em Curitiba dia 22 de junho de 1983 e criada em Paranaguá, começou no vôlei aos 10 anos, cercada pela paixão da família pelo esporte. Em 2002, o acaso a levou ao vôlei de praia, onde logo brilhou. De ousada parceria com a medalhista olímpica Sandra Pires à prata nas Olimpíadas de 2016, Ágatha coleciona conquistas e, com orgulho, fundou um projeto social em sua cidade do coração.

 
 

Alexsandro de Souza (Alex)

Futebol

Alexsandro de Souza nasceu em 14 de setembro de 1977. Começou no futsal aos 9 anos pela AABB Curitiba e migrou para o futebol no Coritiba, onde estreou profissionalmente aos 17 anos. Com uma carreira brilhante, foi campeão da Libertadores pelo Palmeiras em 99 e da Bola de Ouro em 2003 pelo Cruzeiro. Encerrou sua trajetória no Coritiba, onde também foi artilheiro em 2013.

 
 

Anderson Rodrigues dos Santos

Vôlei Sentado

Anderson Rodrigues dos Santos, após um acidente de moto em 2010 que resultou na amputação de sua perna direita, encontrou uma nova trajetória no vôlei sentado. Integrante da equipe de Curitiba Unilehu e da seleção brasileira, já competiu em diversos torneios internacionais, incluindo as Paralimpíadas de Paris. Anderson continua em busca de resultados para representar sua cidade e o Brasil com orgulho.

 
 

Antônio Carlos Prieto Junior 

Tênis de Campo

Antonio Carlos Prieto Junior, natural de Curitiba, Brasil, destacou-se no tênis durante seu tempo na Florida State University. Em 1995, teve sua melhor temporada, sendo eleito All-ACC e campeão do ACC Flight em duplas, além de participar do Torneio NCAA. Em 1996, venceu o National Collegiate Tennis Classic e, ao se tornar profissional em 1997, construiu uma sólida carreira em duplas, alcançando a 95ª posição mundial em 2000.

 
 

Athos Marangon Schwantes

Esgrima

Athos Marangon Schwantes, nascido em 13 de fevereiro de 1985 em Curitiba, iniciou na esgrima aos 7 anos, seguindo a tradição familiar. Treinou no Círculo Militar do Paraná e na Academia Mestre Kato. Representou o Brasil nas Olimpíadas de Londres 2012 e Rio 2016 e, em 2024, atuou como técnico de esgrima no Pentatlo Moderno. Com 16 títulos nacionais e um tricampeonato Pan-Americano juvenil, Athos é uma referência na esgrima.

 

 Augusto Akio Takahashi dos Santos (Japinha)    

Skate

Augusto Akio Takahashi dos Santos, o "Japinha", nasceu em 2002 e é um dos maiores talentos do skate mundial. Aos 22 anos, ocupa o 5º lugar no ranking mundial de Skate Park e foi vice-campeão mundial de Skate Vertical em 2024. Medalhista de bronze nas Olimpíadas de Paris, começou a andar de skate aos 8 anos. Após uma lesão, descobriu o malabarismo, que hoje divide seu coração com o skate.

 

Bárbara de Kássia Godoy Domingos  (Babi)

Ginástica Rítmica

Bárbara de Kássia Godoy Domingos, "Babi", nascida em 2 de março de 2000 em Curitiba, iniciou na ginástica artística aos 5 anos e migrou para a rítmica aos 6. Em 2023, fez história ao se tornar a primeira brasileira a conquistar o ouro no individual geral de ginástica rítmica nos Jogos Pan-Americanos e a figurar entre  as 12 melhores no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica.

 
 

Bruno Boschilia

Árbitro de Futebol

Curitibano, nascido no dia 13 de abril de 1983. Desde 2002, tem trabalhado em partidas oficiais no Brasil e no exterior, integrando os quadros de arbitragem da Federação Paranaense de Futebol desde 2002; da Confederação Brasileira de Futebol desde 2008; da Féderation Internationale de Football Association (FIFA) e Confederação Sul-americana de Futebol (CONMEBOL) desde 2014.

 
 

Dalila Bulcão Mello

Basquete

Dalila Bulcão Mello, nascida em 17 de maio de 1970, é uma pivô de destaque no basquete, com uma carreira que inclui participações em torneios escolares, clubes profissionais, e a seleção brasileira. Iniciou sua carreira no Paraná, jogando em clubes e seleções locais, foi campeã universitária nos EUA e, após sua participação como atleta, dedicou-se ao ensino do basquete.

 
 

Daniel Jorge da Silva

Vôlei sentado

Daniel Jorge da Silva, nascido em 24 de março de 1981 em Curitiba, sempre sonhou em ser atleta. Após uma amputação, encontrou no voleibol sentado seu propósito esportivo. Desde 2004, dedica-se ao esporte, representando o Brasil em quatro Paralimpíadas e inspirando outros com sua determinação. Com títulos nacionais e internacionais, Daniel provou que dedicação e resiliência transformam desafios em conquistas.

 
 

Emanuel Fernando Scheffer Rego

Vôlei de Praia

Emanuel Fernando Scheffer Rego, nasceu 15 de abril de 1973 em Curitiba. Com início no vôlei indoor, migrou em 1991 para as areias e se tornou tricampeão mundial e tri-medalhista olímpico (ouro em Atenas 2004). Dez vezes campeão do Circuito Mundial, entrou para o Hall da Fama do Voleibol em 2016. Formado em Marketing, hoje atua como comentarista e embaixador do esporte, além de coordenar o projeto social Leões do Vôlei.

 
 

Rodil de Araújo Júnior (Ferrugem)

Skate

Rodil “Ferrugem” de Araújo Júnior, nascido em 12 de abril de 1978 em Curitiba, começou no skate aos 9 anos. Tornou-se um ícone no street skate, com destaque internacional e recorde de títulos no Brasil. Ferrugem conquistou 8 medalhas de ouro no X-Games e é bicampeão mundial pela World Cup Skateboarding. Atualmente, ele compete na categoria “old school” e atua como referência para novas gerações.

 
 

Gisele Miró

Tênis

Gisele Miró, nascida em 1 de novembro de 1968, é uma ex-tenista paranaense de destaque, com mais de 100 títulos em sua carreira. Medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1987, representou o Brasil nas Olimpíadas de Seul e em torneios do Grand Slam. Campeã do Banana Bowl, do Aberto de Caserta e Mundial de Padel, Gisele também foi campeã paranaense em múltiplos esportes.

 
 

Guilherme Khury (Gui Khury)

Skate

Gui, nascido em 18 de dezembro de 2008 em Curitiba, começou no skate aos 4 anos. Desde cedo, se destacou pelas manobras ousadas e, aos 11 anos, foi o primeiro a completar o 1080º no vertical. Hoje, com 15 anos, soma 9 medalhas no XGames e três recordes no Guinness Book.

 
 

Ítalo Hauer Antonácio

Parabadminton

Ítalo Hauer Antonácio, nascido em 12 de novembro de 1996, começou no badminton aos 11 anos em Curitiba e, aos 16, integrou a seleção brasileira. Após lesões, tornou-se treinador aos 19, dedicando-se ao esporte paralímpico. Desde 2020, lidera a seleção brasileira paralímpica, alcançando conquistas como a medalha de bronze de Vitor Tavares nas Paralimpíadas de Paris 2024.

 
 

Joycenara Batista (Joyce)

Basquete

Joyce Batista (Joyce) nasceu 25 de junho de 1967 e foi uma jogadora de basquete profissional com uma carreira de 15 anos, destacando-se tanto em competições nacionais quanto internacionais. Ela conquistou vários títulos representando a Seleção Brasileira e clubes, além de ter atuado como professora e coordenadora em diversas iniciativas esportivas e sociais, especialmente voltadas para o desenvolvimento do basquete.

 
 

Júlia das Neves Botega Soares 

Ginástica Artística

Júlia das Neves Botega Soares, nascida em 23 de agosto de 2005. Iniciou na ginástica aos 4 anos. Com 15 anos, fez história ao registrar o elemento "Soares" na trave, reconhecido pela FIG. Multicampeã paranaense, brasileira e sul-americana, Júlia também coleciona medalhas em Pan-Americanos, Copas do Mundo, além de títulos mundial e olímpico, consolidando seu nome na ginástica mundial.

 
 

Levir Culpi

Futebol

Levir Culpi, nascido em 28 de fevereiro de 1953. Iniciou no Coritiba aos 15 anos. Jogou como zagueiro em clubes como Botafogo e Juventude, onde começou sua trajetória como treinador. Com passagens marcantes por Atlético Mineiro e Cruzeiro, venceu duas Copas do Brasil e duas Recopas Sul-Americanas. No Japão, consolidou sua carreira no Cerezo e Gamba Osaka.

 
 

Luigi Cani

Paraquedismo

Luigi Cani, nascido em 4 de dezembro de 1970, começou no paraquedismo no Aeroclube do Bacacheri, em Curitiba. Com 14 mil saltos e 200 projetos ao redor do mundo, é detentor de 11 recordes, incluindo a velocidade em queda livre (552 km/h) e o menor paraquedas do mundo. Cani é um ícone mundial no paraquedismo.

 
 

Luigi Cini

Skate

Luigi Cini, nascido em 20 de junho de 2002 em Curitiba, começou no skate aos 8 anos inspirado pelas manobras de seus ídolos. Hoje, é atleta olímpico e ocupa o 4º lugar no ranking mundial de skatepark. Com títulos nacionais e internacionais, Luigi também é embaixador da ONG Cini Skate Social, onde promove inclusão social. Ele vê no skate uma forma de inspirar novas gerações e contribuir para um futuro melhor.

 
 

Luiz Ricardo Zonta

Automobilismo

Luiz Ricardo Zonta, nascido em 23 de março de 1976, começou sua carreira no kart em 1987, vencendo sua primeira prova. Com uma trajetória internacional de destaque, competiu em 36 GPs de Fórmula 1 por equipes como BAR-Honda e Toyota. Desde 2007, corre na Stock Car, onde venceu a Corrida do Milhão em 2013 e foi vice-campeão em 2020.

 
 

Mari Christina Santilli

Paracanoagem

Mari Christina Santilli, nascida em 15 de abril de 1978 em Curitiba, começou no esporte aos 18 anos e, após um acidente em 2006, encontrou na paracanoagem sua paixão. Representando o Brasil, foi pioneira na modalidade nas Paralimpíadas Rio 2016 e finalista em Tóquio 2021 e Paris 2024. Educadora física e atleta paralímpica, Mari tem orgulho de contribuir para a história da paracanoagem brasileira.

 
 

Mariana Chevalier Santos

Natação

Mariana Chevalier Santos, nasceu em 2003 e se tornou uma nadadora paranaense especializada em maratonas aquáticas. Iniciou na natação aos 4 anos no Clube Curitibano. Conquistou a Travessia do Canal da Mancha em 2020, tornando-se a brasileira mais jovem a completá-la. Também foi campeã na Travessia Leme ao Pontal e recordista paranaense nos 200m borboleta.

 
 

Mário Augusto Fontoura 

Futebol

Curitibano nato, iniciou sua trajetória no Futebol 7 em 2001, disputando competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Nascido em 2 de novembro de 1979, foi convocado para a Seleção Brasileira em 2012, jogou 39 partidas, sendo capitão em 31 delas. Bicampeão mundial (2012, 2019) e intercontinental (2018, 2020), encerrou sua carreira como atleta em 2020. Como auxiliar técnico, conquistou o título mundial em 2021.

 
 

Miquéias Elias Rodrigues

Futebol

Miquéias Elias Rodrigues, nascido em 26 de janeiro de 1990 em Curitiba, começou na paracanoagem em 2019, treinando sozinho no litoral do Paraná. Com apenas 3 meses, participou de sua primeira competição, mas foi interrompido pela pandemia. Retomou em 2022, mudando-se para Curitiba. Em 2023 e 2024, conquistou títulos brasileiros e internacionais, incluindo um 3º lugar nos Jogos Paralímpicos de Paris.

 
 

Roberta Silva Ratzke

Vôlei

Roberta Silva Ratzke nasceu em 28 de abril de 1990, começou no vôlei aos 8 anos. Iniciou como ponteira, mas passou a levantadora em 2016, ano da sua convocação para a Seleção Brasileira adulta. Atuou por clubes como Mackenzie, Pinheiros, Rio de Janeiro e Osasco, além de equipes na Polônia e Turquia. Com uma carreira consolidada, conquistou títulos nacionais e medalhas olímpicas e internacionais.

 
 

Rodolpho Toski Marques

Árbitro de Futebol

Rodolpho Toski Marques, nascido em 5 de abril de 1987 em Curitiba, iniciou na arbitragem aos 12 anos. Aos 17, ingressou no curso da Federação Paranaense de Futebol e, em 2017, entrou para o quadro de árbitros da FIFA. Referência nacional e internacional, atuou como árbitro VAR na Copa América 2024 e na Copa do Mundo Sub-20 de 2023, consolidando-se entre os melhores do mundo.;

 
 

Rolando Ferreira Junior

Basquete

Rolando Ferreira Junior é um ex-jogador de basquete brasileiro, nascido em 24 de maio de 1964. Iniciou sua carreira em 1978, treinando com o Professor Francisco Alexandre Soares Faigle no Círculo Militar do Paraná e no Colégio Positivo. Destacou-se como o primeiro brasileiro a jogar na NBA, em 1988, pelo Portland Trailblazers. Representou o Brasil em duas Olimpíadas (1988, 1992) e três Jogos Pan-Americanos, conquistando o ouro em Indianápolis, 1987. 

 
 

Ronan Nunes Cordeiro

Paratriatlo

Ronan Cordeiro, nascido em 10 de agosto de 1997 no bairro Sítio Cercado, Curitiba, iniciou no esporte no Clube da Gente, Bairro Novo. Estudou em escolas públicas, como a Escola Miracy Rodrigues e o Colégio Estadual do Paraná, acreditando na força das políticas públicas para inclusão. Em 2024, conquistou o ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris e diversos títulos mundiais, consolidando-se no paratriatlo.

 
 

Mauricio Milani Rua (Shogun)

Luta

Mauricio "Shogun" Rua, nascido em 25 de novembro de 1981 em Curitiba, iniciou sua trajetória no MMA na academia Chute Boxe nos anos 2000. Ao longo de sua carreira, conquistou títulos como Campeão do Pride em 2005 e do UFC em 2010. Shogun entrou para o Hall da Fama duas vezes: por luta em 2018 e como atleta em 2024, consolidando-se como um dos lutadores mais premiados do MMA.

 
 

Valdir Simioni 

Punhobol 

Valdir Simioni, nascido em 24 de novembro de 1962 em Curitiba, iniciou no punhobol em 1977 no Clube Duque de Caxias. Em 1988, já cursando Educação Física, começou sua carreira como treinador no mesmo clube. Entre suas conquistas estão dois títulos mundiais (1999 e 2003) e uma medalha de ouro nos World Games em 2009, consolidando-se como um dos grandes nomes do punhobol no Brasil.

 
 

Vitor Gonaçalves Tavares (Vitinho) 

  

Parabadminton

Vitor Tavares, nascido em 7 de março de 1999 em Curitiba, começou no parabadminton em 2016 após convite de um professor no Colégio Estadual Professor Francisco Zardo. Em Tóquio 2020, foi o único representante brasileiro na estreia da modalidade nas Paralimpíadas. Em 2024, conquistou o primeiro bronze do Brasil no parabadminton em Jogos Paralímpicos, somando títulos e medalhas no cenário nacional e mundial.

 
 

Jose Osti Muggiati Neto (Zezinho Muggiati)        

 Automobilismo

 Jose Osti Muggiati Neto,  nascido em 9 de maio de 2003 em Curitiba, começou no kart aos 6 anos e já foi campeão paranaense em seu ano de estreia. Aos 16, conquistou o maior título do kartismo nacional na categoria Graduados, o que lhe garantiu uma vaga na Stock Series. Em 2023, sagrou-se campeão da Stock Series e, em 2024, estreou na Stock Car Pro Series, onde já alcançou seu primeiro pódio na 8ª etapa.